top of page

EPANET simulador hidráulico

  • Foto do escritor: Genésio Hugo de  Souza
    Genésio Hugo de Souza
  • 27 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

Há alguns anos me surpreendi quando descobri este software, início dos anos 2000, que permite modelagem hidráulica com precisão e realismo, um programa leve, prático (amigável, fácil para aprender e usar), compatível com windows e outros sistemas operacionais, que pode ser utilizado desde para fazer estudos, análises, avaliações de projetos ou situações existentes como também para projetar ramais, redes adutoras, redes de distribuição, elevatórias, etc. Onde tiver fluxo pressurizado, este programa calcula e mostra os resultados tanto ao longo das tubulações como nos nós. Veja a seguir texto com uma descrição bem detalhada, da página da Enciclopédia Livre Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Epanet):

"EPANETé umprograma de computadorlicenciado comodomínio públicopara simulação de sistemas de distribuição de água. O software contém dois módulos integrados, que calculam a solução para o sistema hidráulico de redes pressurizadas e permitem rastrear constituintes reativos e não reativos dentro do sistema. A primeira versão do programa surgiu em 1993.

EPANET2 é a versão atual do programa, disponível tanto como um software completo quanto como um kit de ferramentas para desenvolvedores de código aberto (em C) e domínio público. A disponibilidade do toolkit fez com que o sistema se tornasse o núcleo de diversos softwares comerciais, com recursos não presentes na versão original e frequentemente focados na tecnologia GIS. O formato de entrada do EPANET, um arquivo de texto separado por tabulações de formato ".inp", representa a topografia, consumo, controles e outros aspectos de uma rede de distribuição de água. Sua adoção por diversos outros softwares gratuitos ou comerciais tem tornado o formato um padrão de industria.

O EPANET foi desenvolvido pela Agência Norte-Americana de Proteção Ambiental (EPA - Environment Protection Agency)."

No Brasil, o Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento (LENHS), que pertencente ao Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, do Centro de Tecnologia, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) teve a iniciativa de traduzir o programa e o Manual, que podem ser baixados diretamente em seu site, vide link a seguir.

Já realizei várias análises hidráulicas bem como simulações em projetos e me ajudou muito inclusive na rapidez, gerando economia de tempo ao mesmo tempo em que obtive mais precisão nos resultados.



 
 
 

Comments


novo%20logo%20-%20Out%202019_edited.png
  • Facebook Clean Grey

© 2023 por Cientista. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page